Pra provar que não tenho nada contra, estou postando hoje um ranking de reclamações dos banco feitas ao Banco Central (BC). Para elaborar o ranking, o BC recebe as queixas dos clientes e analisa se houve descumprimento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). Dessa forma, a lista considera apenas as reclamações procedentes. Os dados usados relacionam o número de queixas recebidas pelo banco com o número de clientes para verificar qual deles tem o maior índice relativo de reclamações. Assim, evita-se que alguns bancos apareçam sempre no topo do ranking por causa do maior número de clientes.
Então, se você esta insatisfeito com seu banco e ele estiver no topo da lista, não fique surpreso e continue reclamando, pois só assim ele poderá sair dessa lista.
Veja a seguir os resultados do ranking de maio:
Bancos grandes - mais de um milhão de clientes
Em maio foram registradas 1.059 reclamações procedentes entre os bancos grandes, 732 queixas a mais que em abril.
As principais queixas foram sobre a realização de débitos em conta sem autorização do cliente e prestação do serviço de conta-salário. Abaixo de cada tabela estão relacionados os tipos de reclamação mais recorrentes.
1º Lugar: Santander
Reclamações procedentes | 415 |
Número de clientes | 22.851.788 |
Índice* | 1,81 |
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos não autorizados; prestação do serviço de conta-salário de forma irregular; e concessão de crédito sem documentação adequada.
2º lugar: Banrisul
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
Principais reclamações (em ordem decrescente): prestação do serviço de conta-salário de forma irregular; irregularidades na apresentação do Custo Efetivo Total (CET) das operações de crédito; e concessão de crédito consignado sem documentação adequada.
3º Lugar: HSBC**
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
**Trata-se do Conglomerado HSBC, que inclui HSBC Finance Brasil Banco Múltiplo e HSBC Bank Brasil Banco Múltiplo.
Principais reclamações (em ordem decrescente): cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados; esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; e realização de débitos não autorizados.
4º lugar: Conglomerado BB**
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
**Trata-se do Conglomerado Banco do Brasil, que inclui, além do Banco do Brasil, o BB Banco de Investimentos.
Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos não autorizados; cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados; e problemas de segurança na realização de transações em meios alternativos, como internet banking.
5º lugar: Conglomerado Itaú**
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
**Trata-se do Conglomerado Itaú, que inclui, além do Banco Itaú, o Banco Dibens, Banco Itaú Veículos, Banco Investcred Unibanco, Banco Itaubank, Banco Itauleasing, Banco Itaú BMG Consignado, Unibanco União de Bancos Brasileiros, Banco Itaú BBA, Banco Itaucard e Hipercard Banco Múltiplo.
Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos não autorizados; cobrança de tarifas irregulares em pacotes de serviço; e concessão de crédito consignado sem documentação adequada.
Os bancos médios costumam atuar no fornecimento de crédito a pequenas e médias empresas, na concessão de crédito consignado e em financiamentos de carros.
Reclamações procedentes | 36 |
Número de clientes | 2.417.656 |
Índice* | 1,48 |
Principais reclamações (em ordem decrescente): prestação do serviço de conta-salário de forma irregular; irregularidades na apresentação do Custo Efetivo Total (CET) das operações de crédito; e concessão de crédito consignado sem documentação adequada.
3º Lugar: HSBC**
Reclamações procedentes | 79 |
Número de clientes | 6.026.128 |
Índice* | 1,31 |
**Trata-se do Conglomerado HSBC, que inclui HSBC Finance Brasil Banco Múltiplo e HSBC Bank Brasil Banco Múltiplo.
Principais reclamações (em ordem decrescente): cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados; esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; e realização de débitos não autorizados.
4º lugar: Conglomerado BB**
Reclamações procedentes | 333 |
Número de clientes | 36.843.993 |
Índice* | 0,90 |
**Trata-se do Conglomerado Banco do Brasil, que inclui, além do Banco do Brasil, o BB Banco de Investimentos.
Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos não autorizados; cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados; e problemas de segurança na realização de transações em meios alternativos, como internet banking.
5º lugar: Conglomerado Itaú**
Reclamações procedentes | 196 |
Número de clientes | 26.664.314 |
Índice* | 0,73 |
**Trata-se do Conglomerado Itaú, que inclui, além do Banco Itaú, o Banco Dibens, Banco Itaú Veículos, Banco Investcred Unibanco, Banco Itaubank, Banco Itauleasing, Banco Itaú BMG Consignado, Unibanco União de Bancos Brasileiros, Banco Itaú BBA, Banco Itaucard e Hipercard Banco Múltiplo.
Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos não autorizados; cobrança de tarifas irregulares em pacotes de serviço; e concessão de crédito consignado sem documentação adequada.
Bancos médios - menos de um milhão de clientes
Em maio, os bancos médios receberam 159 reclamações, 102 a menos do que em abril.Os bancos médios costumam atuar no fornecimento de crédito a pequenas e médias empresas, na concessão de crédito consignado e em financiamentos de carros.
As principais reclamações sobre os bancos médios foram: a concessão de empréstimos sem documentação adequada, esclarecimento de dúvidas de forma incompleta ou incorreta e restirção à portabilidade de crédito.
1º lugar: BNP Paribas**
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
**Trata-se do Conglomerado BNP Paribas, que inclui, além do BNP Paribas Brasil, o Banco Cetelem.
Principais reclamações (em ordem decrescente): esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; concessão de crédito consignado sem documentação adequada; e concessão de crédito consignado com documentação falsa.
2º lugar: Conglomerado BMG**
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
**Trata-se do Conglomerado BMG, que inclui, além do Banco BMG, o Banco Cifra e o BCV Banco de Crédito e Varejo.
Principais reclamações (em ordem decrescente): concessão de crédito consignado sem documentação adequada; esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; e restrição à portabilidade do crédito consignado.
3º lugar: Banco Pan (antigo Panamericano)
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
Principais reclamações (em ordem decrescente): concessão de crédito consignado sem documentação adequada; concessão de crédito consignado com documentação falsa; e esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta.
4º lugar: Banco Daycoval
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
**Trata-se do Conglomerado Societe Generale, que inclui os bancos Pecúnia e Cacique.
Principais reclamações (em ordem decrescente): concessão de crédito consignado com documentação falsa; e restrição da portabilidade do crédito consignado.
5º lugar: Conglomerado Citibank
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
**Trata-se do Conglomerado Citibank, que além do Banco Citibank inclui o Banco Citicard.
Principais reclamações (em ordem decrescente): concessão de crédito consignado sem documentação adequada; problemas de segurança na realização de transações em meios alternativos, como internet banking; e cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados
Reclamações procedentes | 39 |
Número de clientes | 1.963 |
Índice* | 1.986,75 |
**Trata-se do Conglomerado BNP Paribas, que inclui, além do BNP Paribas Brasil, o Banco Cetelem.
Principais reclamações (em ordem decrescente): esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; concessão de crédito consignado sem documentação adequada; e concessão de crédito consignado com documentação falsa.
2º lugar: Conglomerado BMG**
Reclamações procedentes | 84 |
Número de clientes | 6.665 |
Índice* | 1.260,31 |
**Trata-se do Conglomerado BMG, que inclui, além do Banco BMG, o Banco Cifra e o BCV Banco de Crédito e Varejo.
Principais reclamações (em ordem decrescente): concessão de crédito consignado sem documentação adequada; esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; e restrição à portabilidade do crédito consignado.
3º lugar: Banco Pan (antigo Panamericano)
Reclamações procedentes | 16 |
Número de clientes | 2.990 |
Índice* | 535,11 |
Principais reclamações (em ordem decrescente): concessão de crédito consignado sem documentação adequada; concessão de crédito consignado com documentação falsa; e esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta.
4º lugar: Banco Daycoval
Reclamações procedentes | 6 |
Número de clientes | 9.399 |
Índice* | 63,83 |
**Trata-se do Conglomerado Societe Generale, que inclui os bancos Pecúnia e Cacique.
Principais reclamações (em ordem decrescente): concessão de crédito consignado com documentação falsa; e restrição da portabilidade do crédito consignado.
5º lugar: Conglomerado Citibank
Reclamações procedentes | 11 |
Número de clientes | 7.378 |
Índice* | 149,09 |
**Trata-se do Conglomerado Citibank, que além do Banco Citibank inclui o Banco Citicard.
Principais reclamações (em ordem decrescente): concessão de crédito consignado sem documentação adequada; problemas de segurança na realização de transações em meios alternativos, como internet banking; e cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados
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