Enquanto as montadoras estão se debatendo para captar clientes, com suas promessas tentadoras, os brasileiros tem mesmo é comprado carros usados. As vendas já cresceram 5% só esse ano, ou seja, a relação é três carros usados vendidos para um carro novo. Cai as vendas de novos e aquece as vendas de usados.
Conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de carros usados até maio subiu 5,47% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando no mesmo período a venda de carros zero km caiu 5,19%, chegando a 7,3% acumulado até junho, transformando 2014 no pior semestre dos últimos 4 anos para automóveis e comerciais leves (picapes, furgões e SUVs) novos, segundo divulgou a Fenabave na última semana.
Para as concessionárias a razão dessa queda é o desaquecimento da economia, o crédito mais escasso e o maior comprometimento da renda do brasileiro. Mas não é só isso. A inclusão de novos itens obrigatórios para os carros zero km começou a valer a partir de 1º de janeiro, mesma data em que a redução do IPI ficou menor encarecendo o produto e devia acabar agora no mês de julho, mas o governo decidiu manter a redução do IPI até o final do ano, fruto dos números fracos da industria automotiva, o que pode gerar uma grande crise no setor.
Também não podemos esquecer a desvalorização do carro, tão logo deixe a revenda. O carro zero km desvaloriza em torno 20%, mas você continua pagando um financiamento do carro zero. Muitas vezes, ao vender o carro, recebemos apenas o valor para quitar o empréstimo sem receber nada em troca. Vale a pena pensar nessas contas antes de adquirir um carro zero.
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