quarta-feira, 30 de julho de 2014

Juro bancário de pessoa física é o maior em mais de 3 anos



Essa noticia não me causa qualquer espanto. Enquanto nosso país estiver ancorando sua politica macroeconômica no endividamento das pessoas, as instituições financeiras vão só aumentando seus lucros. Enquanto temos uma taxa básica de 11% ao ano, a taxa média de juros cobrada das famílias é de 43% ao ano e continua subindo, mesmo que o Banco Central não esteja aumentando a taxa básica Selic. Então para que possamos entender, se os bancos estão aumentando suas taxas mas não é em razão do aumento do custo de captação, então eles estão aumentando seu spread, parcela que é adicionada ao custo de captação para cobrir gastos, riscos e lucros (e que lucros os bancos têm apresentado a cada trimestre). Em uma amostra mais numérica, temos que em 1 ano a taxa Selic aumentou 3,75 pontos percentuais, a taxa de captação dos bancos aumentou 3 pontos percentuais e os juros cobrados pelos bancos de seus clientes aumentou 8,1 pontos percentuais.

O interessante e, ratificando o que citei acima, é que no mês de junho houve uma queda da inadimplência nas operações com pessoas físicas, o que sinaliza uma redução nos riscos que deveria refletir numa redução do spread, o que não esta acontecendo.

Então temos que pesquisar nos bancos que temos relacionamentos, quais oferecem as menores taxas. Ou quem sabe, é o momento de segurar aquela vontade de consumir e esperar um pouco, pois a velha Lei da Oferta e da Demanda diz que quando estas estão em desequilíbrio, gerando um excesso de oferta, o preço tende a baixar.

Um comentário:

  1. Cara Simone Magalhães, prefiro interpretar os juros mais altos (tanto para os tomadores do crédito quanto para os poupadores e investidores) de uma forma mais pragmática e lucrativa visando minha aposentadoria, ou seja, lucrar com os juros mais altos investindo em títulos públicos brasileiros (renda fixa) e com a valorização das ações (juntamente com a reaplicação dos dividendos e JCP) dos mais lucrativos e sólidos bancos brasileiros listados na BM&FBovespa (renda variável).

    Infelizmente, falta muita educação financeira (tanto no sentido do consumo do crédito quanto para se investir) para a maioria dos brasileiros.

    Caso tenha interesse, sugiro que analise a evolução anual dos principais indicadores contábeis (Patrimônio líquido, receita de intermediação financeira, lucro líquido, margem bancária, retorno sobre o patrimônio, índice de eficiência, índice de basiléia, provisão para devedores duvidosos e PDD/lucro líquido) do Itaú (e outros bancos) em uma planilha com dados de 2001 à 2014 atualizados constantemente à cada balanço trimestral.

    http://www.bastter.com/mercado/acao/ITUB.aspx

    http://www.bastter.com/mercado/acao/BBDC.aspx

    http://www.bastter.com/mercado/acao/BBAS.aspx

    http://www.bastter.com/mercado/acao/SANB.aspx

    Também uso os sites Fundamentus e o GuiaInvest como complementos para minhas análises. Os dados no Fundamentus continuam sendo atualizados a cada balanço trimestral e no GuiaInvest são atualizados diariamente:

    http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=ITUB3

    http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=ITUB4

    http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=BBAS3

    http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=BBDC3

    http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=BBDC4

    http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=SANB3

    http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=SANB4

    http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=SANB11

    http://www.guiainvest.com.br/

    Espero que sejam úteis.

    ResponderExcluir