sexta-feira, 11 de julho de 2014

Dinheiro na poupança não cobre perda inflacionária



A caderneta de poupança é um tipo de aplicação de renda fixa que, diferente dos títulos de renda variável, não oferece risco de rendimentos negativos. Isso falando em valores nominais, pois se falarmos em valores reais (rendimentos descontados a inflação), a poupança esta gerando perdas no primeiro semestre de 2014.

Segundo dados da Economática, aplicando na caderneta de poupança você estaria tendo uma perda real de 0,26% nos primeiros seis meses de 2014. Significa que seu dinheiro na caderneta de poupança rendeu 3,47% contra uma inflação (IPCA) de 3,75%, o que registra o segundo pior retorno real para o período desde 1994, inicio da série histórica do estudo Durante esse período, a caderneta de poupança apenas teve rendimentos abaixo da inflação nos primeiros semestres de 2003, 2008, 2011, 2013 e no primeiro semestre deste ano.

Para ficar mais claro, o cálculo real de um investimento não é feito apenas pela diferença entre a inflação e o rendimento. Para chegar ao resultado é preciso fazer a divisão entre o retorno da poupança e o retorno do IPCA. O retorno real negativo, de -0,26%, não significa que o investidor que aplicou 100 reais na poupança no início do ano tem menos do que 100 reais investidos hoje, mas sim que, com o aumento dos preços, esses mesmos 100 reais, acrescidos do rendimento de 3,47%, não são suficientes para comprar a mesma cesta de produtos que compravam antes, gerando perda do poder de compra.

Numa situação dessas, é importante pesquisar fundos de investimento de baixo risco que tenham um rendimento líquido (rendimento menos IR) melhor que a caderneta de poupança e fazer a migração, assim você mantém o seu poder de compra e rendimentos reais, como Fundo DI, CDB e Tesouro Direto. Também existem opções tão seguras quanto a poupança, como as FGV que também faz parte do FGC (Fundo garantidor de Crédito). Procure os bancos pequenos e médios, pois são eles que oferecem os melhores rendimentos nesse tipo de aplicação. Assim como a caderneta de poupança, as LCI's e LCA's são isentos de IR e mais rentáveis.

Ainda tem a questão do rendimento. A poupança tem rendimento de 0,5% + TR ao mês e as demais aplicações são atreladas a taxa Selic. Ou seja, quanto mais a Selic subir, melhor para as outras aplicações e pior para a caderneta de poupança. 

Então ficam as dicas e não esqueçam de procurar um bom profissional para se orientar. Lembre-se que o seu gerente do banco precisa cumprir meta, logo nem sempre ele irá te oferecer o melhor produto pra você, então procure um especialista isento dos interesses bancários, em especial um Economista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário