segunda-feira, 14 de julho de 2014

Como transformar amigos e familiares em investidores de sua empresa



Muitas pessoas confundem investimento com aplicação financeira. Mas há diferença. Investimento é a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura) ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros.  Ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido. Em finanças, Investimento também pode referir-se à compra de ativos financeiros (ações, letras de câmbio e outros papéis), caracterizando o investimento financeiro.

Mas o investimento de capital requer muitas vezes, capital de terceiros. Esses terceiros podem ser bancos ou investidores, que acreditam em seu negócio e querem obter resultados melhores que as aplicações financeiras. Mas muitas vezes, esses investidores podem ser pessoas próximas, como amigos e familiares, mas requer o mesmo profissionalismo. Veja então as dicas do advogado americano Kevin Vela, espeacilista no ramo de empreendedorismo:

1. Ser profissional: É importante fazer o pitch (apresentação do projeto de negócio) para amigos e familiares da mesma forma que você faria para um grupo de investidores ou um investidor-anjo. O empreendedor deve preparar o material de forma profissional, com as mesmas ferramentas que usaria para se apresentar a uma empresa.

2. Ser franco:
 Os investidores têm o direito de saber tudo sobre a empresa em que eles poderão investir. O apresentador precisa abordar informações como concorrência e riscos. Vela acrescenta que apresentar os riscos é uma oportunidade para mostrar quais são as soluções propostas para minimizá-los. Também é importante separar um tempo para os possíveis investidores fazerem perguntas.

3. Pensar na próxima rodada: A maioria das startups passa por duas ou três rodadas de financiamento. Os investimentos iniciais são mais fáceis de captar. O empreendedor precisa pensar, desde o início, nas próximas fases de busca por investidores e saber qual será o papel dos amigos e familiares que contribuíram no começo depois que ele levantar mais dinheiro para o negócio.

4. Acertar tudo no papel: Pode parecer desnecessário contratar um advogado para uma empresa com investimento de US$ 20 mil. Mas é preciso lembrar quer você está recebendo dinheiro de outras pessoas, e que, por isso, é importante considerar um profissional dessa área mesmo que para um pequeno negócio. Um advogado que se concentra em startups deve ser capaz de ajudar e por um preço razoável, de acordo com o bolso do empreendedor.

5. Divulgar informações periodicamente: Depois que conquistar o investimento de amigos e famialires é interessante enviar atualizações semanais para quem entrou no negócio. Essa é uma prática que define um bom tom para o investimento e ajuda a preparar o empreendedor para lidar com futuros investidores-anjo ou de venture capital.

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