quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Você já ouviu falar em Gamificação?



Gamificação ou Gamification é um termo que tem se tornado comum entre estudantes e professores, com objetivo de deixar o aprendizado mais interessante a essa geração cada vez mais tecnológica. Os principais especialistas da área de tecnologia apostam que o uso de videogames fora da área de entretenimento é uma maneira bastante personalizada de ensinar, pois leva em consideração as peculiaridades e ritmos de cada aluno. Ou seja, um ensino adaptativo.

Segundo a professora Lynn Alves, da Uneb (Universidade do Estado da Bahia), durante a última edição da Campus Party quando o tema foi debatido na mesa "Games na educação: apertando o start" que os jogos por sua capacidades de imersão e interatividade podem abrir caminhos para a presença da tecnologia no ambiente escolar.

Já o ensino a distância, que é totalmente voltado a tecnologia, tem tido muito pouco ou quase nenhuma exploração de dispositivos que usam recursos da gamificação, afirma Gilberto Lacerda Santos, professor da faculdade de Educação da UnB (Universidade de Brasília) e especialista em tecnologia da educação.

Mas é preciso esclarecer que a gamificação não é usar jogos prontos e sim usar o recurso dos games para o aprendizado. A mecânica de pontuação, prêmio, missões, desafios, ranking, criação de avatares entre outros, são exemplos de como o usuário pode se envolver com um determinado assunto, tornando o estudo menos pesado, ponto alto dos jogos. Mas atualmente a maioria das iniciativas em andamento fica no meio do caminho, entre usar esses elementos ou simular literalmente um game. Então você coloca pinceladas da estratégia de jogos, mas não são jogos, para as pessoas entenderem atividades complexas. Elas têm função de motivar, de fazer o outro melhorar seu desempenho.

Os professores, além dos alunos, também podem se aproveitar dessa outra maneira de aprender. No game você aproxima o conteúdo educacional do jovem. Ele oferece uma empatia e uma interação maior o que ajuda no engajamento. Quando o professor dá a mesma aula, com os mesmos livros, usando o mesmo discurso para uma sala de cem pessoas, pode haver duas pessoas não aprendem da mesma forma. Em vez de o aluno se adaptar, o conteúdo se adapta a cada pessoa. Uma tecnologia que identifique como cada pessoa aprende e evolua conforme a pessoa vai evoluindo também.

Para quem quiser saber mais e aprender a usar essa técnica, a University os Pennsylvania (Wharton), esta disponibilizando curso gratuito de 6 semanas a distância, com 12 módulos (2 por semana), com certificado. Acesse: https://www.coursera.org/course/gamification
 

3 comentários:

  1. Tem sentido. Tem por pressuposto a Fun Theory. Este teoria se baseia em que seres humanos se sentem mais estimulados, producentes e cooperativos em ambientes que se utilizam de mecanismos que os induzam a se divertir para produzir algo ou alguma tarefa. É o trabalho por meio de recompensa. Também é uma forma de mudança do comportamento das pessoas por meio de um impulso ou estímulo divertido.

    A Volkswagen há alguns anos elaborou alguns vídeos de promoção de sua marca a partir desse tema.

    http://en.wikipedia.org/wiki/A_Theory_of_Fun_for_Game_Design

    http://www.thefuntheory.com/

    ResponderExcluir
  2. Como isso poderia ser utilizado na teoria econômica ? Pense num sistema de recompensa para a coleta seletiva de lixo. Idem para o empresário que paga impostos, aumentando a arrecadação do governo. Pense em carona coletiva, como forma de diminuir a poluição e carros nas vias. Pense em termos de "jogar lixo nas vias", através de uma conta de luz mais barata. Ou adoção de animais abandonados, ou crianças órfãns, por meio de descontos via imposto de renda. Transponha isso para o serviço público, através de uma taxa de atendimento aos cidadãos, ou taxa de produtividade de trabalho com ganhos para dias de descanso ou bonificações salariais. Transponha isso para cidades ou regiões, cidades competindo entre sí em termos de um índice que englobasse investimentos em infraestrutura, saneamento, escolaridade da população, segurança pública, limpeza, jardins públicos e paisagismo, urbanismo, que poderia render bonificações às prefeituras através do governo federal. Tem tudo a ver com Economia.

    ResponderExcluir