segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Possibilidade de novo rebaixamento da nota do país: O que isso pode afetar em sua vida?



A Standard & Poor's (S&P), uma das maiores agências de risco, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (30/11/2015) para uma nova análise do nosso quadro político, bem na semana em que o governo vota o projeto que altera a meta fiscal de 2015. A visita não esta refletindo bem no mercado financeiro, pois há menos de dois meses, a mesma agência retirou o grau de investimento do país (o selo de bom pagador).

Considerando a prisão de um senador e um agravamento da crise brasileira, o risco de um novo rebaixamento aumentou. Ou seja, caso a S&P entenda que há uma deterioração muito rápida da perspectiva econômica, a expectativa é de ocorrer uma aceleração do processo de movimentação da nota na direção de mais um rebaixamento, levando  provavelmente as duas outras importantes agências (Fitch e Moody's) a retirar o grau de investimento também.

O primeiro impacto logo na no início da manhã foi a disparada no dólar, o que deixa os produtos que dependem de matéria prima importada mais caros. Ainda, o relatório Focus do Banco Central (contendo resumo das expectativas de mercado a respeito de alguns indicadores da economia brasileira) divulgado na última sexta-feira, aumentou a expectativa de inflação (IPCA) em 2015 para 10,66%, ratificando mais aumento de preços para os consumidores.

Caso se confirme esse rebaixamento, menos investimentos serão feitos tanto das empresas aqui já instaladas, quanto daquela que tinham alguma pretensão de investir em nosso país, gerando menos emprego e retraindo a economia ainda mais.


sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Hoje é Friday... Black Friday! tenha cuidado com suas compras



Estava meio sumida com o blog mas estou retomando a ativa a todo vapor e não poderia escolher um dia melhor. Hoje tem a grande promoção, americana, que esta virando moda também por aqui. A diferença é que nos Estados Unidos, a black friday realmente é um momento de esvaziar os estoques. Pessoas dormem nas filas para poder pegar os produtos mais atrativos, mas aqui no Brasil, a coisa é diferente. Muitas lojas estão vendendo pela metade do dobro. Isso significa que aumentaram seus preços nos últimos dias para dar o desconto hoje. Para quem não esta acompanhando preços, acha a promoção perfeita. O que não podemos esquecer é que as empresas já têm feito promoções, para poder reverter sua situação de baixa demanda. O black friday apenas está ratificando isso.

Não quero generalizar, pois muitas lojas estão sim com promoções interessantes. Estive olhando alguns sites que acompanho e realmente tem coisas bem interessantes. Por exemplo, um produto que venho acompanhando o preço na americanas.com, está com míseros 10% de desconto hoje. Mas em outro site, que também acompanho, como a Leroy Merlin, vi produtos de utilidades para a casa com bastante desconto.

Mas minha curiosidade foi um pouco além e quis ver a black friday dos bens de consumo duráveis dos sonhos da maioria dos brasileiros, os carros. Vi uma promoção na TV da Renault anunciando uma Duster completa por R$ 59.990,00. Ainda avisam que aceitam carro na troca pagando tabela FIPE. Bom né? só que não! A Duster completa deles é com vidro elétrico, direção e ar condicionado, o que até os carros básicos já vem. O carro entra pela tabela FIPE apenas se ainda estiver na garantia (ano 2014) e com baixa quilometragem (e quem tem um carro na garantia vai querer trocar?). Ah, detalhe, é só na troca do sandeiro ou do logan. E não fica por ai, a Duster completa de verdade, custa R$ 73 mil. Ou seja, colocam uma isca para te vender o mais caro!

Enfim, aproveitem a promoção do dia com cautela. Também verifiquem os sites de confiança e o frete dos produtos, que estão bem altos.