segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Possibilidade de novo rebaixamento da nota do país: O que isso pode afetar em sua vida?



A Standard & Poor's (S&P), uma das maiores agências de risco, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (30/11/2015) para uma nova análise do nosso quadro político, bem na semana em que o governo vota o projeto que altera a meta fiscal de 2015. A visita não esta refletindo bem no mercado financeiro, pois há menos de dois meses, a mesma agência retirou o grau de investimento do país (o selo de bom pagador).

Considerando a prisão de um senador e um agravamento da crise brasileira, o risco de um novo rebaixamento aumentou. Ou seja, caso a S&P entenda que há uma deterioração muito rápida da perspectiva econômica, a expectativa é de ocorrer uma aceleração do processo de movimentação da nota na direção de mais um rebaixamento, levando  provavelmente as duas outras importantes agências (Fitch e Moody's) a retirar o grau de investimento também.

O primeiro impacto logo na no início da manhã foi a disparada no dólar, o que deixa os produtos que dependem de matéria prima importada mais caros. Ainda, o relatório Focus do Banco Central (contendo resumo das expectativas de mercado a respeito de alguns indicadores da economia brasileira) divulgado na última sexta-feira, aumentou a expectativa de inflação (IPCA) em 2015 para 10,66%, ratificando mais aumento de preços para os consumidores.

Caso se confirme esse rebaixamento, menos investimentos serão feitos tanto das empresas aqui já instaladas, quanto daquela que tinham alguma pretensão de investir em nosso país, gerando menos emprego e retraindo a economia ainda mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário