Quando me capacitei em Criminalística Forense, não imaginava a magnitude que envolve a profissão de perito criminal particular. Como economista, resolvi atuar apenas nos crimes econômicos e financeiros. Fiz muitos trabalhos, auxiliando tanto na defesa quanto na acusação de políticos, auxiliando na interpretação e produção de provas materiais e técnicas em inquéritos policiais. Também na área privada, elaborando laudos, por exemplo, de provas para demissão por justa causa. Um trabalho que me identifico muito, infelizmente depende de escândalos e corrupção para que possamos trabalhar.
Muitas pessoas confundem nosso trabalho com seriados como "CSI" ou Law & Order", mas nosso trabalho é muito mais intenso, uma vez que nesses seriados tudo é muito prático e direto. O profissional dessa área precisa ser um cientista curioso, saber o que procura. "Se não sabe o que procura, não sabe quando encontra". Essa frase foi dita pelo pai da medicina diagnóstica, Claude Bernard.
E o que falar do nosso trabalho aqui no Brasil? com tantos casos de corrupção em níveis Federal, Estadual e Municipal, ainda nosso trabalho não é tão demandado como deveria, uma vez que todos são inocentes até que se prove o contrário. Seria porquê a corrupção é tão endêmica que nem um profissional tão capacitado como nós conseguiria fazer provas favoráveis? oi seria o desconhecimento dos advogados sobre o nosso trabalho? penso que a segunda opção é a mais provável, pois todos os casos que já trabalhei tivemos êxito para o cliente.
Não é um trabalho fácil. Exige muita técnica de investigação e precisamos estar muito atentos àquilo que precisamos provar. Não defendo a parcialidade a todo custo, até porque existem tantas provas infundadas ou vazias que um trabalho técnico consegue desmitificar sem muito esforço.
Concordo nobre colega ! É preciso muito profissionalismo, e dedicação para não incriminar um inocente ou vise versa .
ResponderExcluirEstá na hora da classe privada ser reconhecida como alx da justiça ,
e defensores do povo ,