quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Setorizar a lista de supermercado ajuda a economizar



Um dos grandes consumidores de nossa renda é o supermercado. Já está comprovado que é lá onde gastamos mais com supérfluos. Entre as boas práticas de finanças pessoas, sempre damos muitas dicas que, quando seguidas, ajudam no orçamento familiar e faz com que seu dinheiro sobre no final do mês.

Uma das dicas que sempre funciona é a listar tudo que é preciso comprar. Não só para não esquecer, mas também para não fugir dela. Uma forma bastante interessante é organizar a lista em setores.

O setor “A” , por exemplo, refere-se aos alimentos como arroz, massas, farinha, açúcar, etc…

Já o setor “B” refere-se ao básico, onde entram os produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza. Nesses dois primeiros setores fica mais restrito qualquer tipo de corte, podendo somente pesquisar os preços mais em conta.

O setor “C”, é o de contornável, onde surgem as maiores dúvidas e divergências, pois para alguns os que são contornáveis pode ser alimento para outros. Um exemplo disso é o iogurte.

E o setor “D”, pouco se discute, pois é desnecessário, devendo ser sumariamente cortado, riscado, deletado da lista.

Essa simples dica ajuda em muito a cortar alguns gastos desnecessários na hora da compra. Ainda que seja pouco, mas é um bom começo para nos educarmos quanto ao controle do orçamento doméstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário