quarta-feira, 5 de março de 2014

O que é o PIB e por quê se fala tanto dele.



Diariamente os jornais tem publicado a preocupação com o PIB, que esta crescendo abaixo do esperado, gerando preocupações para a equipe econômica, podendo levar a uma recessão. Claro que a maioria dos brasileiros não dão muita importância a essa notícia, pois não sabem exatamente o que isso significa. Então hoje o nosso propósito é dar essa explicação.

PIB é o Produto Interno Bruto. É a média do valor dos bens e serviços que o pais produz num determinado período, incluindo agropecuária, indústria e serviços. Mede a atividade econômica, ou seja, quanto mais se produz, mais se esta consumindo, investindo e vendendo. Não são somados ao PIB a produção de bens intermediários (aqueles usados para produzir outros bens), serviços não remunerados, bens já existentes como a venda de um carro usado e atividades informais e ilegais (como trabalho sem carteira assinado e o tráfico de drogas).

O PIB pode ser calculado em três diferentes formas. A primeira é o resultado de tudo que é produzido na indústria, agropecuária e serviços. O segundo método é a soma de tudo que é comprado pelas famílias, pelo governo e investimento do governo e exportações. A terceira é a soma de todas as rendas, sejam elas salários, juros, aluguéis e lucros distribuídos. Independente da forma a ser calculada, o resultado deve ser sempre o mesmo.

O PIB é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Este, usa primeiro dados já existentes de outras pesquisas , como levantamentos sobre a industria, comércio e agropecuária. Usa também formulários com dados sobre energia, comunicação e impostos que são fornecidos pelas empresas. Quando os dados não são informados, o IBGE faz uma estimativa levando em conta períodos anteriores. Em posse dessas informações, os técnicos do IBGE checam os dados, que precisam ser confirmados ou corrigidos. Com todos esses dados em mãos, a equipe do IBGE faz os cálculos e chega ao resultado do PIB.

Um PIB alto representa que a economia esta crescendo, com mais dinheiro disponível, mais renda per capta e um aumento do consumo. As empresas assim crescem e geram mais emprego, abrem novas unidades e aumenta ainda mais o emprego. Quanto mais crescem as empresas, maior a competição, gerando produtos melhores com preços menores. Com um aumento da oferta de produtos e serviços, cai o preço e ajuda a controlar a inflação.

Mas existem alguns vilões do PIB. A infraestrutura ruim é uma delas. O Brasil produz, mas paga caro para vender e perde competitividade por conta das ferrovias, rodovias, portos e aeroportos despreparados e insuficientes. Temos uma carga tributária alta e complexa que prejudica muito o crescimento das empresas. Nossa economia instável com mudanças frequentes na política e na economia geram desconfiança por parte das empresas, que passam a investir menos. Temos uma burocracia absurda para produzir, contratar e vender. Inflação alta atrapalhando o planejamento das empresas e do governo, além de reduzir o poder de compra. Os juros elevados tornam os investimentos mais caros e reduzem o potencial de produção do pais. E por fim, ainda sofremos muito com a falta de mão de obra qualificada, gerando baixa produtividade do trabalho.

Um comentário: