O mercado esta alterado com a notícia de que o Brasil é um pais com risco aumentado. Numa linguagem bastante complexa, a noticia está em todos os sites. Mas o que isso representa para a população em geral? é o que vamos tentar esclarecer aqui.
Primeiro é importante esclarecer que "risco pais" ou "risco Brasil" é um indicador que tenta determinar o grau de instabilidade econômica de cada país, tornando-se decisivo para o futuro imediato de países emergentes como o Brasil. Esse índice mede o perigo que um país representa para o investidor estrangeiro em cumprir com seus compromissos financeiros. O cálculo é feito pelas chamadas agências de classificação de risco, sendo a Standard & Poor's uma destas.
O Brasil teve sua nota de crédito da dívida revisada de BBB para BBB-, ficando um país menos confiante para os investidores externos. Esse nível é o mais baixo para atrair investidores. Caso o Brasil tenha sua classificação novamente rebaixada, deixará de ser recomendado como destino de aplicações.
A razão para o rebaixamento apontado pela Standard & Poor's é que há sinais pouco claros da política econômica do governo da presidente Dilma Rousseff, que enfrenta um frágil quadro fiscal, e também a desaceleração do crescimento do país.
Se não tivermos uma politica macroeconomia mais transparente e sustentável, possivelmente teremos novos rebaixamentos, prejudicando mais ainda a vinda de investimentos para nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário