quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mais uma alta nos juros pra hoje.



Hoje deveria ser um dia para apostas. Quando há reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM), sempre ficamos esperando se a taxa básica de juros, a SELIC, irá subir ou cair. Mas na atual situação, não temos essa dúvida, é certo que hoje teremos mais um aumento de juros, quando a taxa básica anual passará de 8,5% para 9% ao ano. Isso pressionado pela alta do dólar e seu respectivo impacto na inflação. E não deve parar por ai, pois a previsão é que a taxa SELIC chegue a 10% no final de 2013.

E você precisa ficar atento a todos esses aumentos de taxas, pois certamente serão repassados. Taxas de empréstimos de cheque especial, cartão de crédito, financiamento de automóveis, tudo deve ficar mais caro. Também, os preços dos produtos que consumimos deve subir, impulsionado pela taxa de câmbio, uma que vez que quase 25% dos produtos consumidos em nossa economia são importados. Ainda, 60% das importações brasileiras são matéria prima para a indústria. Ou seja, mesmo que você não tenha hábito de consumir produtos importados, você será impactado indiretamente por outros produtos que usam matéria prima importada.

Para que você possa entender e acompanhar, cada vez que o COPOM aumenta a taxa básica de juros é porque a inflação esta alta, mesmo que o Ministro da Economia diga na TV que "esta sob controle". Se sobe a taxa básica, irão subir todas as demais fazendo com que as pessoas não consumam, reduzindo o endividamento ou aumentando a poupança. Assim funciona essa politica monetária. Então fique atento se você está para comprar algo financiado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário