O mercado imobiliário continua bastante aquecido, o que tem elevado em muito o preço dos imóveis. A grande oferta de crédito acompanhado pelo programa Minha Casa Minha Vida, fez com que muitas pessoas realizassem o sonho da casa própria. Obviamente que muitos imóveis estavam com preços desvalorizados, mas a forma que vem sendo valorizado está muito acima de um valor aceitável. Pensa-se até na possibilidade de termos uma bolha imobiliária, semelhante ao que aconteceu nos EUA.
Preocupante mesmo é verificarmos que em muitas cidades grandes o preço dos imóveis dobrou nos últimos cinco anos. Em cidades menores, os aumentos foram ainda maiores, o que não é um bom indicador. Caso a procura por imóveis caia, os preços devem cair, fazendo com que as pessoas tenham pago uma preço excessivo pelo imóvel. Mas por enquanto, o aumento dos preços está justificado pelo crescimento econômico do país, o que no momento esta refletindo nos custos mais altos de terrenos e de mão de obra e matéria-prima, o que pode ser considerado ainda dentro da normalidade.
A tendencia é que os preços se estabilizem, podendo ter uma pequena queda daqui pra frente. Não há previsão de mais aumento, uma vez que a demanda está equilibrada com a oferta de imóveis, diferente com o que aconteceu em 2009 e 2011.
Mas é preciso ficar alerta e pesquisar bem o preço dos imóveis. Muitos imóveis estão com valores exorbitantes e precisam ser ignorados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário