terça-feira, 17 de setembro de 2013

Mudanças de habito dos brasileiros começando pelo Amazonas



Uma informação que estamos sempre falando é a falta de poupança no Brasil, pois não temos a cultura de poupar e sim de gastar. Se não temos essa cultura, os bancos precisam buscar recursos de outras fontes para poder emprestar. Mas parece que o estado do Amazonas está dando exemplo.

Foi registrado no estado um volume de R$ 3,5 bilhões no primeiro semestre de 2013, representando 20,2% maior que o mesmo semestre do ano passado. Um dos motivos é que, com o aumento da taxa Selic, a poupança volta a ficar atrativa e rendendo acima da inflação.

A poupança é considerado uma aplicação segura e com toda a instabilidade no mercado financeiro internacional, aumento do dólar e aumento da Selic, esta atraindo mais aplicadores, que buscam uma modalidade mais segura quando o mercado esta muito agitado.

Para que você entenda, os recursos depositados a partir de 4 de maio de 2012 renderão o equivalente a 70% da Selic mais Taxa Referencial (TR), porém somente quando a taxa básica de juros, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), atingir 8,5% ao ano. Com a Selic atualmente em 9% ao ano, passa a valer a regra anterior que vigorava desde 1991, a poupança rende 0,5% ao mês ou 6,17% ao ano, mais TR. A TR é igual a zero quando a Selic está igual ou menor que 8% ao ano, o que torna o rendimento totalmente atrelado aos juros básicos. Antes, o rendimento estava em 5,95%. Não podemos esquecer de citar a isenção no Imposto de Renda e a possibilidade de retirada a qualquer momento que deixam a modalidade bem mais atrativa para o pequeno investidor.

Segundo relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial divulgado nesta segunda-feira, apenas 21% dos adultos brasileiros guardam algum dinheiro. Em contrapartida, mais da metade possui conta bancária. Os brasileiros tem um tipo de consumo controlado, mas não temos o hábito de economizar para comprar algo e sim pagamos juros para comprar de imediato, ao invés de guardar o dinheiro e comprar a vista com desconto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário