quinta-feira, 15 de maio de 2014

Chega! quero minha demissão.



Estar em um bom emprego, com bom salário, que te motive a aprender e crescer cada vez mais é o sonho de todos. Mas muitos empregos são verdadeiros pesadelos e faz com que nosso momento de parar e analisar seja imediato. Quero me demitir!. Obviamente que é uma situação delicada, mas se sentir desvalorizado, não estar num ambiente que se sinta bem e não ter perspectiva de crescimento financeiro e profissional, é o momento de tomar uma decisão. Para isso, é importante que sejam avaliados alguns aspectos para que não haja arrependimentos.

De acordo com a Coach Priscila Belizzi, o momento certo para pedir demissão é o momento em que você verifica que não tem mais paixão pela atividade que desempenha. Um profissional só responderá bem a suas demandas se gostar de seu trabalho e do que faz.
Ao analisar a continuidade ou não no atual emprego, é essencial que o profissional leve em consideração os seus valores, além do plano de carreira, diz Ylana Miller, professora do Ibmec.

O autoconhecimento é fundamental. Gostar do que faz não é suficiente. Cada um de nós tem valores, que devem ser respeitados ao realizarmos as nossas escolhas profissionais. Ser feliz ou ser “confortável”? Sair da zona de conforto e seguir a sua missão deve ser algo planejado.

Antes de tomar qualquer atitude mais radical, o profissional precisa verificar se no organograma da empresa há possibilidade de migrar para uma outra área que possibilite uma nova perspectiva pessoal dentro da companhia, uma área em que, além de promover um crescimento pessoal e profissional, permita que tenha uma visão mais ampla da cultura organizacional. Outro passo essencial antes de sair definitivamente da empresa, é averiguar se você tem uma reserva financeira para poder ter maior liberdade de escolher iniciar um novo negócio seu, empreender ou voltar ao mercado e analisar novas oportunidades de emprego.

O jornal El Clarín publicou mais alguns sinais que indicam a hora de buscar um novo emprego, leia e verifique se você está nessa situação:

A atividade que você exerce já não faz você vibrar, se sente entendiado e contando os minutos para chegar a hora de voltar para a casa;

Se não fosse o fato de depender do salário para pagar as contas no fim do mês, você já teria se aventurado a buscar novos caminhos;

Seus colegas de trabalho o irritam. É certo que nem todas as pessoas se dão perfeitamente bem, mas o ideal é que se busque a harmonia com os outros para conseguir fazer bem o seu trabalho.
O ambiente é desagradável. Todos enfrentam altos e baixos no trabalho, mas o descontentamento pode sinalizar um ambiente de trabalho deprimente ou mesmo o de uma empresa em perigo. Um ambiente de trabalho ruim reflete a cultura de toda uma empresa.

Se o seu trabalho atual não permite que você avance em direção às suas metas nem te oferece perspectivas para o curto, médio ou longo prazos, é melhor mudar para um outro trabalho que o coloque em um caminho mais claro.

Suas ideias não são levadas a sério, você não tem oportunidade de crescimento na empresa, o chefe te ignora, teus companheiros de trabalho te evitam, a empresa não te incentiva com cursos ou seminários, você foi deixado de lado na hora das promoções, te excluem de projetos e reuniões estratégicas. Então, por que continuar desperdiçando seu tempo, energia e boas ideias com esta organização?

Se não se sente valorizado. Um profissional merece levar crédito por seus êxitos. O reconhecimento é importante e as boas companhias implementam programas para que os funcionários saibam que são valorizados. Caso não sinta tal contrapartida no seu emprego atual, procure uma empresa que valoriza seus talentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário