quinta-feira, 23 de maio de 2013

O Brasil aumentou a dependência da economia chinesa



O Brasil tem um grande fôlego de consumo, por isso ainda precisa importar muito. A nossa indústria é bastante dependente de insumos importados (em torno de 60% das nossas importações refere-se a matéria prima para a indústria). Isso acontece porque, não só no Brasil, os países precisam se especializar naquilo que são mais eficientes para produzir, assim minimizam gastos e conseguem ter preços mais atraentes. 

Claro que essa dependência exige que fiquemos de olho na economia mundial e, principalmente na economia daqueles países que mais dependemos. As preocupações com a China, por exemplo, afetam o mundo inteiro, principalmente o Brasil que nos últimos dois anos aumentou muito a dependência desse país, quando passou a ser o país que mais compramos produtos, em especial o minério de ferro.

Caso a economia chinesa crescer menos, isso significa que a indústria cresce menos, gerando menos produtos para nós, brasileiros, consumir. Pior ainda fica a industria que, sem matéria prima importada para a produção, reduz ainda mais o crescimento interno, podendo gerar desemprego. Sim, é a roda viva da economia, tudo reflete em tudo. Então, fiquemos atentos aos acontecimentos do outro lado do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário