segunda-feira, 13 de maio de 2013

Projeção da Inflação aumenta e, obviamente, perspectiva de aumento da taxa de juros

Pessoal, hoje começamos mais um projeto. Esse blog esteve entre meus projetos por muito tempo e agora, enfim, saiu do sonho. Quero poder contribui diariamente com informações úteis para as  famílias e para o empresariado, com uma linguagem simples e de fácil entendimento.  Espero que vocês sigam e participem, mandando perguntas e sugestões de postagens para meu e-mail.

A primeira postagem não poderia ser outra. Sim, o governo esta prevendo um aumento da inflação para 2013. Para quem tem acompanhado a alta dos preços, com certeza ja estava esperando. Obviamente que uma perspectiva de aumento da inflação esta acompanhada pelo aumento da taxa Selic, o que faz com que o crédito fique mais caro e as pessoas recuem seu consumo. Sendo que estamos tendo inflação de demanda (quando muitas pessoas procuram por produtos que as empresas não estão tendo a oferta suficiente), um aumento na taxa de juros vai sim retrair a economia.

Imagino que todo mundo já ouviu falar em taxa Selic. Mas muitos tem curiosidade de saber o que realmente é essa taxa. Então vamos lá.

Segundo o Banco Central "É a taxa apurada no Selic, obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas. Esclarecemos que, neste caso, as operações compromissadas são operações de venda de títulos com compromisso de recompra assumido pelo vendedor, concomitante com compromisso de revenda assumido pelo comprador, para liquidação no dia útil seguinte. Ressaltamos, ainda, que estão aptas a realizar operações compromissadas, por um dia útil, fundamentalmente as instituições financeiras habilitadas, tais como bancos, caixas econômicas, sociedades corretoras de t?tulos e valores mobiliários e sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários."

Traduzindo ao entendimento da população em geral: " A taxa Selic é a média de juros que o governo brasileiro paga por empréstimos tomados dos bancos. Quando a Selic aumenta, os bancos preferem emprestar ao governo, porque paga bem. Já quando a Selic cai, os bancos são "empurrados" para emprestar dinheiro ao consumidor e conseguir um lucro maior. Assim, quanto maior a Selic, mais "caro" fica o crédito que os bancos oferecem aos consumidores, já que há menos dinheiro disponível."

Por que a Selic é importante para a política econômica? O governo usa essa taxa como instrumento para controlar a inflação. Se a Selic é alta, há menos dinheiro circulando e menos procura por produtos e serviços à venda. Se a demanda é menor, os preços caem. A Selic também ajuda a controlar a entrada de investimentos estrangeiros. Quem investe em títulos brasileiros ganha com os juros altos, o que faz entrar mais dinheiro no país. Quanto mais dólares entram no país, menor a cotação dessa moeda por aqui.

Assim, fiquem espertos caso estejam planejando comprar carros, imóveis ou tomar dinheiro emprestado. Se o governo já esta sinalizando um aumento nas taxas, pode ter certeza que este virá e seu financiamento ficará bem mais caro.

Selic

Um comentário: