segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Chega de infelicidade no trabalho


Você se sente infeliz no seu trabalho? pois é, você não é o único. O mais importante é identificar os motivos da sua infelicidade, que pode ser com a sua função ou com sua empresa. Tarefas, chefe ou a própria companhia podem fazer com que você perca o sentido de sua vida profissional. Mas nem tudo esta perdido e a consultoria de carreiras PayScale da dicas de como melhorar a situação com algumas atitudes.

A primeira delas é a rede de contatos, ou o chamado networking, que é uma das ferramentas mais antigas e eficazes para conseguir emprego, é também um ótimo caminho para proporcionar a mudança que o profissional almeja. Segundo a consultoria, uma bacharel em direito relatou que ficou quatro meses trabalhando em uma loja de roupas em sua cidade natal entre a aprovação no Exame da Ordem e a entrada no mercado na sua área. O trabalho ali era, obviamente, longe de seu emprego dos sonhos, mas a conexão profissional que ela fez com seu patrão e clientes a ajuda até hoje. Além disso, mesmo com o diploma de nível superior em mãos, enquanto esteve lá, ela levou a sério seu trabalho, tratando a todos com cortesia e respeito, ainda que não fosse o trabalho que havia imaginado ter naquele momento. Por causa disso, ela fez uma rede de contatos para a vida toda.

A segunda é a ética no trabalho. A rede de contatos é importante até mesmo em empregos que não são nosso ideal profissional, mas estando ali, é preciso desempenhar bem o trabalho. Trabalhar duro é uma habilidade aprendida e requer prática. Ao mostrar-se todos os dias, tanto física como mentalmente, você está se preparando para fazer as coisas acontecerem, até quando chegar o momento em que você irá conseguir a oportunidade profissional que estava esperando.

Chances para mudar é a terceira. Às vezes, não é a empresa em si que é o problema, mas a função que você desempenha dentro da companhia. Ao aprender e desenvolver novas habilidades e ficar de olho nas oportunidades que possam surgir, você pode evoluir para um trabalho que melhor se adapte aos seus talentos e objetivos.

Seja honesto com você mesmo é a quarta dica. Trabalhadores insatisfeitos devem realizar uma auto avaliação para determinar se é realmente o seu trabalho que está fazendo-os infelizes ou algum outro fator em sua vida. Então as perguntas a serem feitas são: Por que eu odeio o meu trabalho atual? É um sentimento novo ou eu sempre o odiei? São as pessoas que trabalham comigo que me fazem me sentir infeliz? São as tarefas que tenho de fazer? Ou é a cultura da empresa com a qual eu não compactuo?

E a ultima dica é Planeje sua estratégia de saída. Faça um plano para seguir em frente, seja para conseguir outra função na empresa ou para sair da companhia. Isso o habilita para saber que ações tomar e faz sentir-se no controle da situação. Ao lembrar-se de que você não está preso para sempre, irá se sentir muito melhor, mesmo quando você está fazendo um trabalho que você odeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário