terça-feira, 8 de outubro de 2013

Trabalhar por conta necessita cuidados


Você já pensou em trabalhar como freelancer? ou seja, aquela pessoa que trabalha por conta, que pode fazer seus horários, viajar, fazer cursos, trabalhar até altas horas da noite em casa ou à tarde depois de uma manhã se exercitando, ou seja, trabalhar nos seus horários e não nos horários engessados de uma empresa. Isso é um sonho para muitas pessoas. Mas, muito mais que liberdade, o freelancer precisa ser disciplinado e ter um alto poder de planejamento.

Em prol de toda essa liberdade, esta uma grande responsabilidade que você precisa ter para assumir todas as obrigações que seria do seu empregador. Esqueça de todos os benefícios, principalmente o sonhado mês de férias. Provavelmente seu trabalho terá ciclos e em alguns meses a sua renda será aquém dos seus gastos, logo você precisa guardar a sobra dos meses que ganhou mais para suprir os meses mas magros. E muito, mas muito cuidado com dívidas.

Outro planejamento fundamental é pensar no futuro, ou seja, na previdência. Quando você trabalha por sua conta, não pode deixar de arrecadar a contribuição da previdência social. Você terá que se cadastrar na previdência como contribuinte individual e pagar 20% sobre o salario de contribuição, o qual deverá ser escolhido por você com base na sua receita média (Veja aqui mais informações sobre como pagar a previdência oficial como contribuinte individual).

Mas se seu trabalho estiver tendo um bom faturamento, com uma renda de até R$ 60 mil reais ano, você pode se tornar um microempreendedor individual. É uma ótima forma criada pelo governo para facilitar a vida de microempreendedores, com uma grande redução da carga tributária (Para saber mais sobre o microempreendedor individual veja informações aqui)

O freelancer não deixa de ser um tipo de empresário, um desbravador, um empreendedor. Você não se acha tudo isso, então veja se você tem o perfil empreendedor,  faça o teste aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário