segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Empreendedoras em alta: Mulheres já são responsáveis por 49,6% dos novos negócios.


Que as mulheres tem tomado cada vez mais espaço no mercado de trabalho isso já é sabido, mas elas também querem ter cada vez mais o seu próprio negócio. Entre 30% e 35% das micro e pequenas empresas do país são lideradas por mulheres, sendo que quando são analisados os novos negócios, esse número sobe para 49,6% de acordo com o SEBRAE.

As mulheres estão fazendo uma segunda revolução no mercado de trabalho, depois de terem deixado de ser apenas donas de casa e começaram a trabalhar fora, agora estão deixando o emprego e abrindo o próprio negócio impulsionado pela maternidade, pois ter seu próprio negócio possibilita às mulheres terem mais tempo com seus filhos. Mesmo com um trabalho mais árduo, as mulheres preferem a flexibilidade maior de horário.

Ainda, os negócios  liderados por mulheres possuem uma taxa de sobrevivência maior e já há linhas de financiamento específicas para promover o empreendedorismo feminino. Recentemente,  a agência  IFC (International Finance Corporation) , braço do Banco Mundial para projetos privados, anunciou que destinará R$ 1 bilhão (US$ 470 milhões) à expansão do acesso ao financiamento para pequenos e médios negócios tocados por mulheres no Brasil. Os recursos serão repassados pelo Itaú.

A taxa de sobrevivência das micro e pequenas empresas lideradas por mulheres também é maior. Talvez porque as pesquisas mostram que elas, no mundo todo, são mais disciplinadas na hora de empreender. A maior dúvida é sempre como começar. Neste ponto, os especialistas são unânimes, comece sempre pelo plano de negócios (veja aqui um exemplo), ele é o pré-natal de sua empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário