quarta-feira, 17 de julho de 2013

Hipoteca imobiliária já é realidade no Brasil. Cautela é necessária!



A hipoteca imobiliária é uma modalidade que já existe no Brasil desde 2008, mas é pouco conhecida, pois apenas seis instituições operam. Essa linha permite que o cliente tenha dinheiro para qualquer finalidade, mas com taxas de juros menores que a maioria das demais linhas. A vantagem é que você pode usar o dinheiro para investir em um negócio, trocar uma divida mais cara por esta mais barata, pagar estudos, viajar, mobiliar sua casa, pagar festa de casamento, entre outras. A grande vantagem é o prazo de até 30 anos para pagar e o limite alto, que varia de 50% a 70% do valor do imóvel.

O acesso ao crédito é simples. Precisa ser um imóvel próprio que será avaliado por uma empresa credenciada ao banco financiador. No caso da CEF, será com base no carnê do IPTU, quando for imóvel até R$ 300 mil. Esse imóvel ficará como garantia, e ele pode ser residencial, se o contratante for pessoa física. A CEF e o Citibank aceitam imóveis comerciais.

Mas é preciso muito cautela para que não tenhamos o mesmo problema ocorrido nos Estados Unidos, o que gerou a bolha imobiliária, quando os preços dos imóveis subiram sem parar e as famílias faziam empréstimos cada vez maiores, dando como garantia as suas próprias casas. Quando não conseguiram mais pagar os empréstimos, as pessoas ficaram com dividas maiores que as garantias, gerando o caos do sistema financeiro americano. E é esse o cuidado que os brasileiros precisam ter e estar atento ao risco, pois caso você não consiga pagar, você terá que entregar seu imóvel ao banco e ficar sem ter onde morar. Também, veja os custos adicionais que você terá, tais como registro do contrato. Para não correr esse risco, melhor ver as linhas disponíveis no mercado. Mas em ambos casos, observe se você tem folego em seu orçamento para assumir um financiamento, caso contrário, fique como esta e garanta o bom sono todas as noites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário