quarta-feira, 10 de julho de 2013

Menores encargos, mais empregos, menores preços



O pacto feito pelos varejistas para não repassarem o aumento do IPI ao preço dos eletrodomésticos e móveis surtiu o efeito esperado. Nessa quarta-feira foi aprovada a MP 610 que desonera a folha de pagamentos de vários setores empresariais até o dia 31 de dezembro de 2014. A desoneração será através da substituição de 20% sobre a folha de pagamento das empresas, feito ao INSS, pela cobrança de uma taxa que varia entre 1% e 2% do faturamento.

Para que você entenda a importância dessa mudança para as empresas, vou explicar. As empresas pagam encargos sociais sobre a folha. O INSS é o que mais onera, pois paga-se 20% sobre o salario de todos os empregados. Acontece que muitas empresas possuem faturamento não linear, ou seja, alguns meses o faturamento é bastante baixo e a folha continua com os mesmos encargos. Se esse encargo for pago sobre o faturamento, a empresa poderá manter seus empregados, mesmo nos meses de baixa produção.

Esperamos que essas mudanças na desoneração da carga tributária de nossas empresas continue, possibilitando assim a geração de empregos, aumento da competitividade e a redução dos preços dos produtos, um sonho a todos nós, brasileiros.

Setor % sobre
faturamento
construção civil 2%
transporte ferroviário de passageiros 2%
transporte metroviário de passageiros 2%
construção de obra e infraestrutura 2%
empresas aéreas internacionais 1%
jornalística e de radiofusão 1%
manutenção e reparos em embarcações 1%
transporte rodoviário de cargas 1%
transporte ferroviário de cargas 1%
lojas que vendem por internet ou telefone 1%
comércio varejista 1%


Nenhum comentário:

Postar um comentário