Eu fico sempre muito satisfeita quando vejo as notícias sobre a redução das taxas de desemprego. Isso significaria que mais postos de trabalho estão sendo criados e a população economicamente ativa esta sendo absorvida. Nem sempre. Então nos deparamos com a informação do IBGE que a redução da taxa de desemprego não é pelo aumento nos postos de trabalho e sim pelo aumento da inatividade do brasileiro. Acreditem ou não, existem 16,8 milhões de pessoas que não estão trabalhando e nem querem trabalhar.
A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a taxa de desemprego em novembro atingiu a mínima histórica de 4,6%, a qual seria excelente se fosse motivada pela geração de novos postos de trabalho. Segundo o Instituto, esse movimento pode ter sido motivado pelo aumento dos rendimentos das famílias, o que permite que estes não precisem mais buscar um trabalho adicional para complementar a renda, mas isso é apenas uma suposição que deverá ser confirmada quando forem computados os dados de dezembro.
Para aquelas pessoas que perderam a esperança de achar um emprego, consideradas em desalento, somam um total de apenas 3 mil, o que não é representativo mas melhorou muito em relação a novembro de 2012, quando eram 10 mil. Ou seja, vamos arregaçar as mangas e ir a luta procurar emprego, eles estão por ai sim, esperando você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário