terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Quer aplicar na poupança? conheça as regras para não ter rendimento zero



A caderneta de poupança é uma tipo de aplicação com risco baixíssimo. Logo, o seu rendimento também é baixo. Mais do que ser averso ao risco, para aplicar na caderneta de poupança você precisa conhecer um pouco mais dessa modalidade, pois sem alguns cuidados, seu rendimento poderá ser zero. Então vamos entender.

A primeira coisa a saber é que  caderneta de poupança tem uma data de aniversário. Os juros são pagos apenas depois de um mês que o dinheiro foi aplicado. Ou seja, se você aplicou R$ 1.000,00 no dia 1º de dezembro, o credito do rendimento será depositado a cada dia 1º dos meses subsequentes, ou no dia útil posterior mais próximo, caso o dia 1º não seja útil. Se o valor for resgatado antes disso, o aplicador não ganha nada pelos dias em que o dinheiro ficou aplicado.

Se a sua conta foi aberta de 29 a 1º do mês subsequente, o aniversário é fixado no dia 1º, se acordo com a Lei nº 12.703 de 2012.

Então, verifique no extrato a data de aniversário de sua caderneta de poupança. Lembre-se que se você fizer depósitos em datas variadas, você terá aniversário diversos, sendo corrigida de forma separada. Então, para um melhor controle dos rendimentos, concentre seus depósitos em uma única data de aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário