sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Ainda há espaço para a construção civil

Muitos ainda são os brasileiros que moram de aluguel. Uns ainda tem o sonho da casa própria e outros preferem não imobilizar grandes valores em imóveis residenciais. São escolhas. Mas um dado publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostrou que o número de famílias que comprometem mais de 30% do que ganham com aluguel aumentou 30% nos últimos 5 anos. Um dado considerado excessivo.

Um dos prováveis motivos desse aumento de gastos pode estar relacionado com a alta excessiva no valor dos imóveis nesse período, pois o valor do aluguel esta diretamente relacionado ao valor de compra e venda do imóvel.

Nos últimos meses, o preço do metro quadrado subiu 13,4% de acordo com a pesquisa FipeZap, que analisa os valores de 16 cidades brasileiras. Ainda possuímos um déficit habitacional de 5,24 milhões de unidades. O déficit habitacional é calculado considerando quatro indicadores: as famílias que vivem em condições precárias, que vivem com mais de um núcleo familiar na mesma casa, que gastam muito com aluguel ou que vivem em domicílios locados com muitas pessoas (mais de três habitantes por cômodo).

A queda expressiva verificada nos últimos cinco anos ocorreu devido aos componentes "habitações precárias" (30%) e "coabitação familiar" (26%) (veja tabela abaixo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário