Uma moda muito tradicional nos Estados Unidos esta começando a tomar força no Brasil. Chama-se a Black Friday ou Sexta-feira negra. É uma tradição pós dia de Ação de Graças, quando as lojas torram os preços e as pessoas conseguem adquirir produtos com até 80% de desconto. No Brasil, essa promoção foi meio mascarada nas ultimas edições, quando chegou a ser chamada de "Black Fraude", razão pela qual mobilizou os órgãos de defesa do consumidor a monitorar esse ano e fazer com que as empresas deem descontos reais e não manipulados.
Para que você possa aproveitar esse dia e fazer ótimas compras no varejo físico e online, temos algumas dicas super importantes para que essa seja a sua oportunidade de fechar bons negócios. Então vamos lá:
Você é um consumidor e tem direitos, então fique atento. Há alguns meses começaram a vigorar novas regas do comércio eletrônico para proteger os consumidores. Mesmo que seja uma "mega" promoção, a nova lei permite o arrependimento no prazo de até 7 dias a partir do recebimento, sendo o estabelecimento responsável pelos custos da devolução e de cancelamento da operação junto a administradora de cartão de crédito.
Conheça os preços já praticados. Você precisa avaliar o histórico de preços das lojas. Existe uma extensão para navegadores, gratuita e que conta com 30 grandes lojas virtuais, que pode ajudá-lo a monitorar o histórico de preços do produto desejado. Enquanto o usuário navega em busca de ofertas, o Baixou Agora exibe uma notificação na parte superior da tela. Nela, o plug-in irá informar se aquele é o melhor preço encontrado ou se já algum negócio melhor em outras lojas. Além disso, é possível registrar alerta de preços. Caso você se deparar com maquiagem de preços, procure o Procon ou o Ministério público e denuncie, pois caracteriza um crime contra o consumidor.
Faça uma conexão segura. Não faça suas compras em um computador que não seja o seu, pois você irá informar dados confidenciais como seu CPF e número de cartão de credito e esses dados podem ser roubados e lhe dar muita dor de cabeça. veja se o site que você esta comprando é seguro, se possui Certificado SSL. Este certificado é identificado através de um selo de segurança, geralmente posicionado no rodapé da página, ou por um cadeado verde, que aparece na barra de endereços. Além disso, a URL do site deve sempre estar acompanhado da letra “S”, formando a sigla HTTPS.
Consulte a situação da loja virtual. é importante que você se utilize de ferramentas para ver se a loja a qual você esta querendo comprar é regular. Então, antes de fechar a compra, acesse o site da Serasa Experian para verificar a sua regularidade. A empresa de informação irá disponibilizar, em caráter gratuito, o acesso a uma de suas ferramentas de consulta ao CNPJ durante todo o final de semana da Black Friday. Via “Você Consulta Express”, os consumidores podem descobrir informações como, por exemplo, se tal empresa está envolvida em ações judiciais, por exemplo. Vale lembrar que todas as lojas virtuais são obrigadas por força de lei a informar o seu CNPJ no rodapé do site.
Consulte preços. Você não pode se jogar numa promoção achando que é a mais barata, então, pesquise!! você pode fazer comparações de preços em sites como o Buscapé e o Zoom, que se propõe a resolver problemas entre consumidores e lojas ou devolvem o dinheiro da compra. Sempre lembrando que existem dois sites que irão reunir o maior número possível de ofertas: o Busca Descontos e Save Me.
Sigam essas dicas e aproveitem o Black Friday dando um "up" em sua casa, seu visual e até mesmo em suas férias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário