sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ferramentas que ajudam a performance até das pequenas empresas


A gestão das empresas precisam estar sempre se atualizando das principais ferramentas de gestão. A gestão exige planejamento e um bom planejamento exige ferramentas adequadas. E não estamos falando só em planejamento financeiro, outras formas de planejamento são essenciais.

As ferramentas ajudam os empresários e seus líderes a entender melhor a sua empresa e o mercado o qual ela atua, propiciando assim uma definição mais realista sobre os resultados que queira atingir, bem como se planejar melhor para o futuro.

Uma das ótimas ferramentas que estão sendo utilizadas no momento chama-se Análise SWOT. Segundo analise do especialista em gestão de pessoas, Eduardo Ferraz, a ferramenta é indicada para aprofundar o conhecimento do negócio em quatro grandes dimensões. Aqui, o ponto chave é ser absolutamente realista, pois de nada adiantaria uma análise irrealisticamente otimista ou pessimista.

Então conheça os pontos:

Strengths:
Quais são os pontos fortes da sua empresa? Tem a ver com os diferenciais que poucos têm ou atividades que dão lucro ou atraem clientes. Pode ser um produto especial, equipe qualificada ou um modelo de distribuição inovador, por exemplo.

Weaknesses: Quais são os pontos fracos do seu negócio? São aquelas áreas em que há deficiências que causam problemas ou prejuízos constantes. Pode ser, por exemplo, um produto ultrapassado, alta rotatividade de pessoal ou pouca capacidade de investimento.
Opportunities: Quais as oportunidades que você teria para aprimorar seu negócio? Isso tem relação com as chances que poucos concorrentes conseguem aproveitar de imediato. São situações como a saída de um concorrente importante ou interesse de investidores em seu segmento de mercado.

Threats: São as ameaças graves à continuidade de seu negócio. Pode ser a entrada de um concorrente poderoso no mercado, a criação de um novo produto que você não tenha acesso ou a descoberta de uma nova tecnologia que mude as regras atuais ou ainda um aumento de custos que você não consiga acompanhar.

Normalmente, os pontos fortes e fracos estão dentro da própria empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças são situações de mercado que não dependem, em princípio, de sua atuação. Se feita com critério e profundidade, a análise SWOT, além de custar muito pouco, lhe dará informações valiosas para planejar ações que aumentem as chances de sucesso da sua empresa.

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