quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Dinheiro no bolso é essencial


Os brasileiros estão cada dia mais perdendo o hábito de andar com dinheiro no bolso. O motivo maior é a segurança. Mas ainda precisamos ter algum dinheiro na carteira para pagar algumas despesas.

Muitos pequenos negócios ainda não aderiram ao pagamento com cartão em razão das taxas de aluguel das máquinas de passar cartão, a comissão sobre o valor de uma venda e a demora para receber o dinheiro do pagamento realizado no crédito, pois isso demonstra uma operação desvantajosa ao pequeno empresário, mesmo que o cliente pense o contrario.

Então veja quais são elas e reserve esse valor para não ter problemas na hora de puxar o cartão e não ser aceito:

Sistema do seu banco pode ficar indisponível: Invariavelmente, os sistemas de bancos saem do ar em razão de alguma manutenção. Alguns bancos até avisam, mas a maioria nos pega de surpresa. Assim, ter dinheiro em espécie ou até mesmo cheque ajuda a evitar qualquer estresse. Lembre-se, isso é uma obrigação do comerciante.

Estacionamento: é um dos tipos de despesa que não aceitam pagamento em cartão. Dependendo de onde você vai deixar o carro, o valor pode variar de R$ 2,00 a hora em um parquímetro até R$ 50,00 de uma diária. Muitas vezes é possível conseguir um estacionamento mais barato se andarmos alguns quarteirões. Estacionamentos em aeroportos também costumam ser bem caros, mas tem aqueles que ficam nas redondezas e oferecem serviço de van que costumam cobrar metade do valor.

Pagamento de taxi: já são muitos os taxistas que aceitam cartão, mas ainda muitos outros não aceitam, principalmente aqueles que não fazem parte de cooperativas. Então, na urgência de chamar um taxi, previna-se com dinheiro no bolso suficiente para a corrida.

Melhor controle de gastos: por mais inseguro que seja, andar com dinheiro e não com cartão, faz com que você limite seus gastos. Se não há cartão na carteira, não corremos o risco da compra compulsiva. Para melhor administrar, você deve conhecer muito bem seus gastos e manter uma quantia diária ou semanal para cobri-los, sem gastar em coisas desnecessárias.

Restaurantes tradicionais ou barraquinhas: sim, dificilmente esses locais aceitam pagamento com cartão, alegando mais uma vez os custos, sendo uma informação bem clara já no cardápio. Então, para não passar vontade de comer aquele delicioso milho verde na beira da praia, reserve seus reais pra isso.

Passagens de ônibus ou metrô: Se você não possui um cartão de transporte ou passe livre, esqueça, o dinheiro é indispensável e essa realidade deve perdurar por muitos anos ainda.

Então se planeje e faça bom uso dos seus reais no bolso. Não passe constrangimento por não os tê-lo e não abuse dos gastos por tê-los com facilidade no bolso

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário