sábado, 16 de novembro de 2013

Consumo conciente com menos dívidas e mais poupança


Sabemos que o brasileiro tem sérios problemas para poupar, o que faz com que os bancos busquem recurso fora para emprestar. Sim gostamos de gastar e também nos endividar. Mas tanto quanto propagandas para aguçar o consumo, há muitas campanhas para que as pessoas quitem suas dívidas para recuperar seu crédito.

E parece que todo esse movimento esta dando certo. Segundo uma pesquisa realizada pela IPSOS, empresa de pesquisa de mercado, apenas 24,3% dos brasileiros vai usar o seu 13ºsalario para quitar dívidas. Esse é o menor resultado em cinco anos, quando em 2012 foi de 32,6%. Isso da sinais que a inadimplência esta em queda. Ainda, uma parte desses consumidores pesquisados pretendem colocar o dinheiro na caderneta de poupança, o que representou 20,4%, contra 16,3% de 2012.

O movimento mesmo foi de usar menos para quitar dívidas, assim sobrou para poupar, pois o consumo não apresentou perspectiva de crescimento. As intenções de usar o dinheiro do 13º salário para consumir ficou em 18,4% em comparação a 18,7% em 2012. A pesquisa demonstrou que os consumidores estão mais cautelosos, uma vez que o excesso de endividamento trouxe muitos transtornos para as famílias.

Vamos continuar informando e acreditando que o consumidor irá ter atitudes conscientes, sem ser seduzido pelo comércio com coisas inúteis e sim, comprando aquilo que efetivamente lhe é necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário