sábado, 16 de novembro de 2013

Você sabe como definir o preço do seu produto ou serviço?


Já vi muitos clientes definirem o preço de seus produtos apenas pegando o preço de compra e multiplicando por dois. Sentindo-se felizes pois estava "ganhando" 100% em cima. Pois é, mas formação de preços dos produtos e serviços vai muito além de uma multiplicação matemática. Existem dois fatores imprescindíveis que precisamos analisar antes de formar nossos preços. O primeiro deles é levantar "todos" os custos, despesas, perdas, impostos, investimentos e, obviamente, o meu lucro desejado. A partir dai, vemos a por quanto conseguimos vender um referido produto ou serviço dentro das nossas condições atuais. Mas esse preço formado, precisa estar dentro daquilo que as pessoas estão dispostas a pagar, o chamado mercado. Ou seja, não adianta eu somar todos os meus gastos e meu lucro almejado se o meu preço ficar muito acima do mercado, com certeza a concorrência irá me engolir e não conseguirei me sustentar por muito tempo.

Para resolver isso, primeiro precisamos conhecer nossos concorrentes e os produtos deles. Se conseguimos fazer algumas melhorias em nosso produto que "agregue valor", sim, poderemos vender esse produto mais caro. Caso não seja possível agregar valor, precisamos primeiro olhar nossos gastos, começando pelas despesas. Veja se você não esta com funcionários demais, um espaço com aluguel muito caro ou até mesmo colocando um percentual de lucro muito alto. Analise essas questões, recalcule o preço e compare com o mercado. Se estiver compatível, vá a luta, senão, desista, pois seu negócio pode vir a falir.

Não fazer esse tipo de analise é muito comum nas pequenas empresas, mas são fundamentais para garantir a sobrevivência. Também não precisa de nenhum programa mirabolante para fazer os cálculos. Uma calculadora de 4 funções, aliadas com o levantamento de todos os gastos, já são suficientes para conseguir a informação. Se você se acha inseguro para fazer esse levantamento, procure seu contador ou ate mesmo o SEBRAE, tenho certeza que eles tem muitos detalhes para fazer com que sua empresa seja um sucesso de vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário