terça-feira, 25 de junho de 2013

Endividamento das famílias bate recorde



As facilidades do crédito tem atraído mais e mais famílias a consumir. Não é mais necessário ter carteira assinada, comprovante de renda, entre outras burocracias para se contratar um financiamento. Hoje todos podem. Não é uma coisa ruim, pois sabemos que muitas pessoas sustentam suas famílias com trabalho informal. Mas a minha preocupação é com a falta de educação financeira para as famílias.

Sempre é importante salientar que um empréstimo não deve ultrapassar 30% da sua renda líquida, ainda mais num momento que estamos tendo a pressão da inflação, o que reduz o poder de compra. Ter a noção de quanto podemos comprometer de nossa renda, afasta o fantasma de estarmos comprometidos além do que deveria e ficar vulnerável a inadimplência.

Dados publicados hoje pelo Banco Central do Brasil mostra que chegamos em abril de 2013 com um recorde de endividamento das famílias com os bancos, atingindo 44,2% em 12 meses. Comparando que em 2005 esse número era de 18,39%, da para se ter uma ideia de quanto estamos comprometendo nossa renda. Esse crescimento é resultado de um crescimento menor do país, com mais inflação e uma renda menor. Assim, as pessoas buscam empréstimos para consumir. Com o evento do programa Minha Casa Melhor (programa de financiamento de eletrodoméstico e móveis aos beneficiários do programa minha Casa Minha Vida), esse número deve crescer ainda mais.

Então, se você é uma dessas pessoas que está com sua renda comprometida acima do indicado, tente fechar as torneiras. Corte gastos supérfluos e concentre em quitar os empréstimos. Tome cuidado com empresas que oferecem dinheiro fácil e rápido, geralmente são as maiores taxas de juros e muitas, mas muitas taxas adicionais. Não assine contrato sem ler e se você não tem conhecimento sobre o tema, procure ajuda. As faculdades de direito possuem uma área de atendimento à comunidade que você pode procurar e estar sendo orientado de forma gratuita. Pense bem antes de comprar. Analise se você realmente esta precisando comprar agora ou pode esperar para pagar a vista. Sempre conseguimos melhores preços. Seguindo essas poucas dicas, você poderá administrar muito melhor o seu dinheiro.






Um comentário:

  1. Olá, meu nome é laima, sou uma vítima de fraude nas mãos do credor, eu ter sido golpe tudo mais 13,000 dólares, porque eu preciso de uma grande capital 85 mil dolares, eu quase morri, eu não tinha para onde ir, o meu negócio foi destruída nesse processo eu perdi meu filho. Eu não era capaz de ficar again.all isso aconteceu Dezembro de 2014, nem todos até eu mearnt um amigo que me apresentou a boa mãe Sra Alexandra que finalmente me ajudar a garantir um empréstimo em sua companhia, boa mãe eu quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a você , que Deus continue a abençoá-lo, eu também quero aproveitar esta oportunidade para aconselhar o meu colega português, que há muitos embuste lá fora, se você precisa de um empréstimo e um seguro i garantimos só Sra Alexandra tão contatá-los ela agora via o e-mail da empresa: alexandraestherloanltd@gmail.com ou alexandraestherfastservice@cash4u.com, você pode entrar em contato comigo através deste e-mail; laimajelena@gmail.com para qualquer informação que você precisa saber. por favor, ela é a única pessoa confiável e confiável.
    Obrigado.

    ResponderExcluir