quarta-feira, 26 de junho de 2013

Protestos por causa da economia? SIM!!



Estava aqui tentando entender um pouco mais sobre os protestos. Entender como cidadã, ou como professora, ou como filha, ou como irmã, mas resolvi olhar como economista e ver o que tem de econômico nesses protestos e achei boas respostas. Mesmo que o nosso ministro Guido Mantega diga que a economia não é pauta dos protestos, eu vou ter que discordar. Sabemos que a nossa economia não esta nada bem. Vejo que as altas na inflação, que tira o poder de compra das famílias, também ajudou o povo a acordar. Temos um índice de inflação oficial em torno de 6,5%, mas vemos que a inflação dos serviços ultrapassa 8% e da alimentação está pra lá de 12%.

Ainda temos essa enxurrada de crédito subsidiado endividando as famílias que estão podendo satisfazer seus desejos de consumo. Nunca se consumiu tanto. Brasileiros saíram do aluguel adquirindo a casa própria, compraram carros, móveis, eletrodomésticos e muitas outras coisas. Era uma dívida do governo para com o seu povo, mas mesmo com essas conquistas, os brasileiros ainda não conseguem pagar escola particular para seus filhos, precisando ainda depender da educação pública de baixa qualidade. Plano de saúde para a sua família, então, nem perto de suas condições. O transporte público ainda caro e precário e quando sai com seu carro novo, precisa ficar horas e horas no trânsito, pois muitas outras famílias também compraram carro novo com incetivos do IPI zero.

Então, não vemos investimento em educação, saúde, transporte, segurança, serviços públicos em geral. De quebra, temos uma inflação subindo, juros que subiram e podem subir mais até o final do ano e o dólar que está decolando a cada dia. Mais dívidas, menos crédito, PIB crescendo quase nada. Será mesmo que a economia não está mesmo entre as pautas dos protestos?


Um comentário:

  1. Olá, meu nome é laima, sou uma vítima de fraude nas mãos do credor, eu ter sido golpe tudo mais 13,000 dólares, porque eu preciso de uma grande capital 85 mil dolares, eu quase morri, eu não tinha para onde ir, o meu negócio foi destruída nesse processo eu perdi meu filho. Eu não era capaz de ficar again.all isso aconteceu Dezembro de 2014, nem todos até eu mearnt um amigo que me apresentou a boa mãe Sra Alexandra que finalmente me ajudar a garantir um empréstimo em sua companhia, boa mãe eu quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a você , que Deus continue a abençoá-lo, eu também quero aproveitar esta oportunidade para aconselhar o meu colega português, que há muitos embuste lá fora, se você precisa de um empréstimo e um seguro i garantimos só Sra Alexandra tão contatá-los ela agora via o e-mail da empresa: alexandraestherloanltd@gmail.com ou alexandraestherfastservice@cash4u.com, você pode entrar em contato comigo através deste e-mail; laimajelena@gmail.com para qualquer informação que você precisa saber. por favor, ela é a única pessoa confiável e confiável.
    Obrigado.

    ResponderExcluir